domingo, 11 de novembro de 2007
Jovens agridem prostitutas com pó químico no Rio
Três jovens estudantes e moradores da Barra, no Rio de Janeiro, sendo um deles menor de idade, foram detidos no início da madrugada deste domingo. Segundo a polícia, eles agrediram com a fumaça de um extintor de incêndio um grupo de prostitutas que fazia ponto na avenida Sernambetiba, na altura do clube Riviera.
Fernando Mattos Roiz Jr., 19 anos, Luciano Filgueiras Monteiro, 21 anos, e um menor de 18 anos foram interceptados por uma viatura policial e levados para uma delegacia da Barra, onde três prostitutas compareceram para registrar queixa pela agressão.
O trio havia saído de casa somente para a 'brincadeira' com extintor de pó químico retirado do prédio de Fernando. Por volta de 1h, após dispararem o extintor contra dois grupos de prostitutas, os estudantes foram seguidos por um engenheiro e mais dois amigos em outro veículo, que assistiram à cena e acionaram a polícia por telefone.
Na avenida das Américas, perto do Condomínio Parque das Rosas, os três jovens, assustados com o carro que os perseguia, pararam ao lado da viatura policial e foram detidos em seguida. O engenheiro, que não quis se identificar, foi até a delegacia para servir como testemunha.
As moças contaram que esse tipo de agressão é comum e acontece em quase todos os fins de semana, e além de extintores elas também costumam ser alvos de ovos e garrafas. Uma delas contou que um dos rapazes desceu do carro rindo e dizendo: "peguei elas".
Enquanto esperavam para ser ouvidos, agachados num canto da delegacia, os estudantes se mostraram arrependidos e disseram que pediriam desculpas às prostitutas. "Fizemos besteira, foi molecagem e estamos arrependidos. Estávamos no lugar errado, e na hora errada", disse Luciano, estudante de Direito.
Discriminar gays vai ser crime inafiançável
Após conseguir limpar a pauta com a aprovação de oito medidas provisórias, nesta quarta-feira, o plenário da Câmara conseguiu aprovar nesta quinta-feira quatro projetos de lei (PL) e uma MP, que seguem para análise do Senado. Entre os projetos aprovados nesta quinta está o o da deputada Iara Bernardi (PT-SP), que inclui novas situações tipificadas como crime resultante da discriminação ou preconceito.
O projeto estende a aplicação da Lei 7716/89 ao preconceito de gênero, sexo,
orientação sexual e identidade de gênero. Atualmente, a lei trata apenas dos crimes relacionados ao preconceito de raça, cor, etnia, religião e procedência
nacional.
O plenário também aprovou, por acordo, o Projeto de Lei do Poder Executivo, que
aumenta o valor do auxílio-invalidez pago a militares para R$ 1.089, retroativamente a 1º de janeiro de 2006, e o Projeto de Lei que cria o Fundo
Setorial do Audiovisual (FSA), vinculado ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). A proposta cria incentivos fiscais para investimentos em produção cinematográfica
e em projetos independentes da radiodifusão brasileira. Com o projeto, a Agência
Nacional do Cinema (Ancine) terá uma capacidade maior de acompanhar o mercado e as receitas das empresas.
Também foi aprovada a MP que concede ao Ministério da Integração Nacional crédito extraordinário de R$ 13 milhões para o socorro à população do município
de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, que teve casas e estabelecimentos
comerciais destruídos por um incêndio no dia 2 de outubro. Outro projeto aprovado foi o projeto de decreto legislativo que trata do Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, adotado em 2002, em Nova York.
Essa foi uma semana tranqüila em votações que há muito tempo não se via. Embora tenha sofrido derrota no Senado, a Câmara dos Deputados mostrou que sua maioria está disposta a ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em votações importantes, os deputados aprovaram na quarta-feira a lei geral das
micro-empresas e o primeiro turno do Fundeb, ambos tidos como prioritários.
- É a fase pré-nupcial. É também a fase dos testes em que se pode avaliar aqueles que querem, de fato, ser governo. Tivemos uma semana ótima, o que mostra comando, estabilidade política e diálogo com a oposição - afirmou o vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
Fonte: O Globo Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário