domingo, 11 de novembro de 2007

CUIDE - Favela


Cuide
O Movimento Cuide é uma campanha de comunicação cujo slogan é “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”. A campanha, criada pela agência Leo Burnett com o apoio de vários parceiros do Akatu, surgiu para disseminar o conceito e estimular a prática do consumo consciente, por meio de peças veiculadas em TV, rádio, internet, outdoor, jornais e revistas.

“CUIDE” é um chamado à ação e pretende despertar nos cidadãos a consciência de seu poder transformador e o compromisso com o futuro, tanto no que se aplica ao meio ambiente e à sociedade, quanto em relação ao próprio indivíduo e sua família. O movimento tem como meta mostrar o ato do consumo como um ato de cidadania - uma vez que o consumidor tenha consciência de que seu poder de escolha pode construir um mundo melhor.

A campanha é dividida em vários temas ligados ao consumo consciente, como o uso racional da água, dos alimentos, a maneira correta de descartar seu lixo, assim como a Responsabilidade Social Empresarial, entre outros temas.

Uma das peças publicitárias dessa campanha, chamada “Favela”, já recebeu várias premiações, entre elas o Leão de Ouro no Festival de Cannes e um prêmio especial concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante o Festival de Nova York em 2006.

Outra peça, chamada Tomate, também ganhou reconhecimento internacional, ao ser a mais votada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento reuniu a elite econômica e política do planeta, de 26 a 30 de janeiro de 2006, na cidade suíça.
O movimento Cuide foi lançado na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week. Já na edição Verão 2004/2005 do mesmo evento, o Cuide esteve presente com a venda das sacolas, que são as peças-símbolo do movimento.

A FAVELA
A construção de um mundo melhor começa com o despertar da consciência. Ao ter consciência do impacto que consumo causa na natureza, nas relações sociais, na economia e no próprio indivíduo, é possível podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos.

É justamente isso que o anúncio “Favela” faz: mostra que muitas coisas no mundo estão erradas, mas que nos acostumamos a vê-las e, com isso, elas passam a integrar nossa vida como se fossem corretas. Mas somos nós mesmos os atores capazes de mudar esta situação e construir um mundo melhor.


http://www.akatu.org.br/akatu_acao/campanhas/cuide

Nenhum comentário: