segunda-feira, 9 de abril de 2007

Assassinato brutal de CARLOS ALBERTO FUENTEALBA



Assassinato brutal de um docente

Faz mais de um mes que os trabalhadores da educação da provincia (Estado) de Neuquen (Argentina) nucleados no gremio ATEN (Associação de Trabalhadores da Educação do Estado) estão lutando por melhorias salariais, as medidas utilizadas pelo gremio, foram paralizações extendidas, passeatas em distintas cidades da provincia e bloqueio de auto-estradas.

Na quarta feira, 4 de abril, pela manhá, foi brutalmente desalojado o bloqueio de uma auto-estrada que acontecia na localidade de Arroyito, localizada a 50 kilometros de Neuquen capital.

Encontravam-se na mesma, professores, ceramistas, estudantes, vizinhos e diversos membr@s de organizações sociais e politicas. A policia agiu sanguináriamente e apoiados pelo governo (movimento popular neuquino MPN) e os setores econômicos vinculados a exploração de hidrocarborífica, assim como também las distintas câmaras de comércio.

A FURIOSA E INDISCRIMINADA REPRESSÃO custou a morte do docente CARLOS ALBERTO FUENTEALBA, de 41 anos, pai de duas meninas, vizinho do Oeste e professor de fisico-quimica no CPEM Nº 69, estabelecimento educativo situado no Oeste da cidade de Neuquen, setor altamente marginalizado e empobrecido.

Os fatos
Ao iniciar-se a repressão policial indiscriminada, Fuentealba junto com outros professores buscaram refúgio, em um automóvel, para tentarem afastar-se do local da repressão. Mas foram alcançado por efetivos policiais que cercaram o carro e começaram a bater no veículo, até que um dos assassinos disparou sua escopeta de gases lacrimogênicos contra a janela tráseira do mesmo, a menos de 2 m de distância e em direção a cabeça do professor que estava sentado na parte traseira do veículo.

Os vidros estilhaçaram e o projétil atingiu de pleno a nuca de Fuentealba. O automóvel se encheu de gás toxico provocando a asfixia dos demais ocupantes.

O que se transformou em um quadro de terror já que os companheiros de Fuentealba foram impedidos de fazer o socorro devido a que os A$$a$$inos continuaram disparando gases e balas de borracha. Afastada a policia, puderam fazer o socorro e retirar o companheiro ensanguentado, com o crânio destruido (dados médicos indicaram que perdeu alí a totalidade do seu sangue e a massa encefálica). A ambulância não conseguiu auxiliar-lo a tempo devido ao impedimento das forças repressoras e, Carlos Fuentealba, devido a hemorragia provocada pelo disparo, terminou por esvair-se em sangue atirado no asfalto sem socorro médido.
Enquanto isto acontecia, a policia sedenta de mais vítimas, seguia reprimindo e perseguindo pela auto-estrada e pelos campos afora os demais companheir@s até que estes finalmente conseguiram refugiar-se na seccional do sindicato na localidade de Senillosa ( 30 km de Neuquen Capital)

A luta continua

Nestes momentos mantem-se cortados com piquetes as pontes da auto-estrada que comunicam a cidade de Neuquen com o resto do pais. Nas barricadas participa toda a comunidade, já que devido ao sucedido o conflito transcendeu o protesto sindical e se agudizou, para transformar-se na exigência de renuncia do governador Jorge Sobisch (como assassino-mandante) e todo o seu gabinete.

As bases de trabalhadores junto a comunidade, conseguiram pressionar para que os Burocratas sindicais locais e nacionais se informem do ocorrido e deixem de lado seus interesses pessoais e políticos partidários.
Para segunda feira, 9 de abril de 2007, está prevista uma paralização e mobilização nacional dos docentes já que Neuquen não é a única provincia que está en conflito por recomposição salarial, senão também Salta e Santa Cruz.
COMPANHEIR@S:

Pedimos sua solidariedade, onde se encontrem, para a realização de Ações de Repúdio contra as políticas fascistas que o Capitalismo impulsiona com a cumplicidade deste governo provincial - $obisch – y NAZIONAL – Kirchner – e que dia a dia nos custam mais mortes, fome, exclusão e marginalização, aqui e em todos os povos do mundo... estas ações ficam ao vosso critério (repudios, passeatas, ações diretas, atos individuais ou coletivos, etc.)

Espaço Social e Livre Hormiguero Negro
Neuquen Capital

ABAIXO O CAPITALISMO, SEUS ESTADOS E OS GOVERNOS FASCISTAS!!!
VIVA A REVOLUÇÃO SOCIAL E TOD@S OS QUE LUTAM!!!

A solidariedade é uma arma quente que se exerce:

“a emancipação dos trabalhadores haverá de ser obra dos próprios trabalhadores”

Para obter maiores informações visitar:

http://www.argentina.indymedia.org/
http://www.8300.com.ar/
http://www.anred.org/

ou escrever para : http://br.f601.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=latintatinto@yahoo.com.ar

repressão Neuquen assassinato de professor

tradução e apoio do Movimento de Reconstrução da Confederação Operária Brasileira e da Associação Continental Americana de TrabalhadoresSeção da Associação Internacional dos Trabalhadores .
cobforgs@yahoo.com.br

Nenhum comentário: