quarta-feira, 7 de maio de 2008

Petrobras: servicinho sujo e criminoso


Foto> Teka e Princesa, respirando a natureza (e caçando algumas galinhas!)Aguaí SP, by Crau

O assunto é gravíssimo, e, mais uma vez, mereceu pouco destaque na imprensa, principalmente, na televisiva. Mas o papel da imprensa, muitas vezes, é esse mesmo, “esconder verdades”, desinformar.

Na última semana, motivado por algumas ONG´s e órgãos ambientais, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), determinou que a Petrobras retirasse de diversos meios de comunicação sua propaganda em que elogiava a si mesma como empresa ambientalmente responsável, leia-se marketing verde. O Conar entendeu que a Petrobras realizava propaganda enganosa. A empresa recorreu na justiça.

As campanhas que deveriam ser suspensas: 'Petrobras - Sonhar pode valer muito' e 'Petrobras - Estar no meio ambiente sem ser notada'.

Mas como assim? Vou explicar. A Petrobras vem comercializando óleo diesel com excesso de enxofre, em níveis perigosíssimos, que estão poluindo o ar das cidades e levando a morte centenas de pessoas. O enxofre é altamente cancerígeno.

A Petrobras, como a maior fornecedora de óleo diesel no Brasil, comercializa esse combustível desde a década de 90. Mas toda essa história vem desde 2002, onde o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) baixou uma resolução, a 315, que determinava que a Petrobras, a partir de janeiro de 2009, deveria vender seu diesel com uma concentração máxima de enxofre de 50 partes por milhão (ppm).

Porém, vejam a safadeza da Petrobras, hoje, ela comercializa em regiões metropolitanas seu diesel com 500 ppm de enxofre. E em outras partes do Brasil, no interior, com 2.000 ppm de enxofre. Isso mesmo que você leu, diesel com 2.000 ppm de enxofre!

Para vocês terem uma idéia desse crime da Petrobras, nos EUA e no Canadá, o limite máximo é de 15 ppm. No Japão, 10 ppm. Não é uma tramóia o que a Petrobras vem fazendo contra as pessoas, os animais, a Natureza, o Planeta?

E pior, a Petrobras continuará poluindo e matando, pois, segundo a empresa, não poderá cumprir suas obrigações, o cronograma determinado pelo Conama. Ela diz, que, talvez, em 2013! É pra rir ou chorar?

Por fim, de acordo com um estudo recente do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Universidade de São Paulo, a má qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo provoca a morte prematura de 3.000 pessoas por ano, em especial crianças e idosos. E o enxofre do óleo diesel da Petrobras responde por parte significativa desses falecimentos.

Depois de tudo isso, vem algumas perguntas. Além de retirar a sua propaganda enganosa das mídias, a Petrobras também não deveria parar de vender seu óleo diesel carregado de enxofre? Além das mortes, quantas pessoas estão ficando doentes por inalar esse óleo diesel? Enfim, são muitas perguntas e questionamentos.

E nós, vamos continuar passivos, assistindo e respirando morte? Quando vamos dar um basta a tudo isso?

Nenhum comentário: